quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O melhor Show do Céu


Sei que muita gente já ouviu falar de Pink Floyd, mas hoje vou falar de uma musica em especial deles "The Great Gig in the Sky"  do Richard Wright

Apesar de alguns sussurros e muitas vocalizações é possível sentir exatamente o que as vozes e o título vieram colocar como proposta.


Algumas curiosidades sobre a música

*A voz suntuosa que canta a música, é Clary Torry, na época ela não gostava muito Pink Floyd. Quando foi indicada pelo engenheiro de som, não parecia muito empolgada e disse que não poderia fazer a gravação no mesmo no dia pois tinha um show para ir, Chuck Berry. Quando finalmente gravou não entendia ao certo o que deveria fazer, imaginou então que era apenas mais um dos instrumentos, gravou 3 takes e foi embora, achando que nada seria aproveitado. Anos mais tarde entrou na justiça contra o Pink Floyd por não creditar seu nome na composição da música, e só a partir de 2006 que o nome dela começou a aparecer.

Clary Torry, 22 


                                          - Eu cheguei e coloquei os fones de ouvido, e comecei com algo "oh ah, baby yeah". Eles disseram "não, não é isso, se quiséssemos isso teríamos chamado a Doris Troy". E depois disseram "tente algumas notas longas", e eu comecei a tentar. E durante esse tempo eu fui me familiarizando com a música, e foi quando eu pensei "talvez eu apenas deva imaginar que sou um mais um instrumento", e aí eu disse "comece a faixa do início de novo". Uma das coisas que mais lembro era um retorno belíssimo nos fones, Alan Parsons equalizou minha voz maravilhosamente, com um pouco de eco, mas não muito. Quando eu fechei os olhos — como eu sempre faço —, tudo foi se encaixando. Uma voz bem equalizada é sempre inspiradora para quem canta.Clare Torry  



*O titulo original da música era: 'The Mortality Sequence' ( A sequencia da mortalidade)


ALGUMAS PALAVRAS INSPIRADAS

E foi ali que perdi meus pensamentos, ali nem bem me lembro onde. 
Foi embora as metáforas prontas.
Foi embora as noções de cotidiano, os problemas, as soluções.
Me abstrai, sumi de mim, me subtrai.
Ali eu vejo a luz, ali eu vejo o fim do universo.
Minha mente entendeu, tudo que ela procurou durante uma vida.
Eu juro, me senti viva como nunca. 
Posso correr o risco de dizer que a palavra vida ganhou uma definição. Pena não poder dizer, faltam-me palavras. 
Meu coração dispara, agora entendo. 

Eu sou você, eu sou a musica, eu sou números, eu sou enigmas, eu sou estrelas, eu sou tudo, não por ser onipresente, longe disso. 

Eu faço parte de um todo e o todo faz parte de mim, agora entendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário